Os opositores da palavra

OS OPOSITORES DA PALAVRA


APDE_fariseus01.png
  APDE_fariseus02.png




 




 

 




Há quem não possa ouvir a Palavra

Isaías  
30:9
 
Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor.
Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é recto: dizei-nos coisas aprazíveis, e tende para nós enganadoras lisonjas.
Desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda: fazei que deixe de estar o Santo de Israel perante nós.
44:18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhes untaram os olhos, para que não vejam, e os seus corações, para que não entendam.
   
Zacarias  
7:11,12 Eles, porém, não quiseram escutar, e me deram o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem
Sim, fizeram os seus corações duros como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas precedentes; ...
   
Mateus  
13:1-23 (parábola do semeador)
15:12 
Então, acercando-se dele os seus discípulos, dissseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
   
Marcos  
4:19 Mas, os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera.
   
Lucas  
8:12 ... ouvem; depois, vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra ...   
16:31 Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão-pouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
   
João  
1:5  
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
3:19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as sua obras eram más.  
5:37,38 E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim.  Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer;
E a sua palavra não permanece em vós, porque, naquele que ele enviou, não credes vós.
5:46,47 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele.
Mas se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?
8:43-47 Por que não entendeis a minha linguagem?  por não poderdes ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos do vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.
Quem de entre vós me convence de pecado?  E, se vos digo a verdade, por que não credes?
Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.
12:40 Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, e se convertam, e eu os cure. 
   
Actos  
7:51-53
 Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim, vós sois como os vossos pais.
    A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteirormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;
    Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.
28:24-28 E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam.
E, como ficaram entre si discordes, se despediram, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo aos nossos pais, pelo profeta Isaías,
Dizendo: vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e, vendo, vereis e de maneira nenhuma percebereis.
Porquanto o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente, e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, nem do coração entendam, e se convertam e eu os cure.
Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.
   
1 Coríntios  
2:14-16  
Ora o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo?  Mas nós temos a mente de Cristo.
   
2 Coríntios  
4:4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos que não crêem, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
   
2 Tessalonicenses
2:10-12 E com todo o engano da injustiça, para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira.
Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.
   
2 Timóteo  
3:7-9 
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim, também, estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como, também, o foi o daqueles.  
   
1 Pedro  
2:4
E, chegando-vos para ele    pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.
   
1 João  
4:5,6  Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.
Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve.  Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.
   
Apocalipse  
20:7-10
[mesmo depois de verem a glória de Deus e o Seu Reino e Jesus e os Santos e os Anjos, depois de reinarmos a terra com justiça por 1.000 anos, ainda haverá aqueles que vão acreditar no Diabo e serão enganados por ele.]
   
   

    

 

O Diabo tenta fazer-nos duvidar da Palavra 

Génesis  
3:1 
 ... É assim, que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
   
2 Reis  
18:32
... e não deis ouvidos a Ezequias; porque vos incita, dizendo: O Senhor nos livrará. (*)
   
Mateus  
4:3 E, chegando-se a ele o tentador ...
   
Lucas  
8:12
E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que se não salvem, crendo; (Mateus 13:19)
22:31,32 
Disse, também, o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma os teus irmãos.
   
Actos  
13:8
Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (que assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.
    :10 Ó, filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os rectos caminhos do Senhor?
   
1 Pedro  
5:8,9 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
Ao qual resisti, firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.


 
(*) 2 Reis 18:32

 -  O exército assírio estava estacionado em Laquis e o porta-voz Rabsaqué viajou até Jerusalém com um grande exército para pedir ao rei Ezequias que se rendesse e que não confiasse no Senhor para o salvar.  Ele falou aos ouvidos de toda a gente em cima do muro para que não ouvissem o rei Ezequias e para não acreditarem no Senhor. (2 Reis 18:17-37)
Quando o Diabo te tenta para que fiques triste e desanimado - luta!  Não o ouças, muito menos te rendas!  ... O Diabo não pode vencer!  A única maneira para ele obter a vitória é convencer-te a desistir.  -- se tens fé não desistirás; serás tentado a duvidar, mas não duvidarás!  O Diabo tentar-te-á assustar, mas não temerás.  Tentará intimidar-te, mas tu não te renderás!
O rei Ezequias não se rendeu, mas foi à Casa do Senhor, coberto com um saco, para orar e mandou pedir ao profeta Isaías para orar também.  Isaías disse ao rei para não se preocupar porque Deus tomaria conta dos assírios. (2 Reis 19:1-8)   
Então o rei assírio escreveu uma carta ameaçadora ao rei Ezequias.  Este, depois de a ler, subiu à casa do Senhor e estendeu-a perante o Senhor.  E orou pedindo a ajuda do Senhor, duma maneira semelhante à que o seu antepassado, o rei David, tinha feito no Salmo 27, "Não me entregues à vontade dos meus adversários ... e os que respiram crueldade.  O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?  Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.  Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria: ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.  Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor, todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo."
O Senhor avisou Ezequias, através do Seu profeta Isaías, para o confortar de que o Senhor defenderia a cidade contra os assírios.  (2 Reis 19:14:34).
E aconteceu que, nessa noite, saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles: e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram corpos mortos.  (2 Reis 19:35) 
    O rei dos assírios voltou para a sua capital Nínive, derrotado pelo Senhor,  Pouco depois, os seus próprios dois filhos assassinaram-no enquanto venerava no templo ao seu deus Nisroch.  (2 Reis 19:36-37)



 

Doutrinas

Deuteronómio  
4:2 
Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando.
   
Josué  
1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; ...
   
Isaías  
8:20
... se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.
   
João  
3:34
Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus ...
   
Actos  
20:29-30
Porque eu sei isto, que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão ao rebanho;
E que, de entre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
   
Romanos  
16:17 
E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos, contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
   
2 Coríntios  
11:4   
Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus, que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito, que não recebestes, ou outro evangelho, que não abraçastes, com razão o sofrereis.
   
Gálatas  
1:6-9 Maravilho-me de que, tão depressa, passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo, para outro evangelho;
O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos, ou um anjo do céu, vos anuncie outro evangelho, além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo, também, vo-lo digo.  Se alguém vos anunciar outro evangelho, além do que já recebestes, seja anátema.
   
Efésios  
4:14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente;
   
Colossenses  
2:8 
Tendo cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
   
1 Timóteo  
4:1 
Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios,
6:3-5 Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras do nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
        É soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfémias, ruins suspeitas,
        Contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, que cuidam que a piedade seja causa de ganho: aparta-te dos tais.
6:20,21 Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos, e às oposições da falsamente chamada ciência,
A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. ...
   
2 Timóteo  
2:16-19
Mas evita os falatórios proganos, porque produzirão maior impiedade.
E a palavra desses roerá como grangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;
Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus e, qualquer que profere o nome de Cristo, aparte-se da iniquidade.
4:3,4
Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores, conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
   
Hebreus  
13:9  Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
   
1 Pedro  
4:11  Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus ...
   
Judas  
10-12 
(12) ... são nuvens sem água, levados pelos ventos, de uma para outra parte ...

 


Falsos profetas



  • Jeremias
  •  5:13   

E até os profetas se farão como vento, porque a palavra não está com eles: assim lhes sucederá a eles mesmos.

  • Ezequiel
  • :13   
  • Mateus
  • 5:19 

  Qualquer, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar, será chamado grande no reino dos céus.

  • 18:6,7

   Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
    Ai do mundo, por causa dos escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!

  • João
  •  10:11-15 

  Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
    Mas, o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
    Ora o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
    Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
    Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.

  • 2Coríntios
  •   2:17

    Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus, na presença de Deus.

  • 11:13-15

Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
    E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
    Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça, o fim dos quais será conforme as suas obras.

  • 2 Timóteo
  • 3:5 

  Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.  Destes afasta-te.

  • 2 Pedro
  • 2:1,2  

 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá, também, falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição;
    E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado  o caminho da verdade;

  • 1 João
  • 4:1-6

   Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
        Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
        E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há-de vir, e eis que está já no mundo.
        Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
        Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.
        Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve.  Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.

  • Apocalipse
  •  3:9   

Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus e não são, mas mentem; eis que eu farei que venham, e adorem, prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo.  (Apocalipse 2:9)

a. Alguns exemplos bíblicos:
(de falsos profetas e de profetas que fizeram mau uso dos seus dons para  fazer tropeçar o povo de Deus e desviá-lo de seguir ao Senhor)

  • 1 Reis
  • 13:18 

  E ele lhe disse: Também eu sou profeta, como tu, e um anjo me falou, pela palavra do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. (Porém, mentiu-lhe.)   

  • Neemias
  • 6:12-14 

  E conheci que, eis que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sanbalat o subornaram.
    Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que eu assim fizesse e pecasse, para que tivessem alguma causa, a fim de me infamarem, e assim me vituperarem.
    Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sanbalat, conforme a estas suas obras, e, também, da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.


b. Alguns falsos profetas podem até fazer “milagres” para afastarem as pessoas de Jesus:

  • Deuteron.
  • 13:1-5

    Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio,
    E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los;
    Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o Senhor, vosso Deus, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
    Após o Senhor, vosso Deus, andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.
    E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egipto, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o Senhor, teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti.

  • Mateus
  • 24:11  

 E surgirão muitos falso profetas, e enganarão a muitos.

  • :24

    Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes prodígios que, se possível  fora, enganariam até os escolhidos.

  • Apocalipse
  • 13:13,14  

E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.   
    E engana os que habitam na terra, com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra, que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.

  • 19:20

   E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem.  Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre.

c. O Diabo também dá poder aos seus profetas:

  • Êxodo
  • 7:10-12 

  Então Moisés e Aarão entraram a Faraó, e fizeram assim como o Senhor ordenara; e lançou Aarão a sua vara diante de Faraó e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente.
    E Faraó, também, chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egipto fizeram, também, o mesmo, com os seus encantamentos.
    Porque cada um lançou a sua vara, e tornaram-se em serpentes ...

  • 8:6,7

    E Aarão estendeu a sua mão sobre as águas do Egipto, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egipto.
    Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos; e fizeram subir rãs sobre a terra do Egipto.

d. Mas o poder de Deus é maior do que o poder dado aos falsos profetas e magos:

  • Êxodo
  •  7:12

    ... mas a vara de Aarão tragou as varas deles.

  • 8:18

    E os magos fizeram, também, assim, com os seus encantamentos para produzirem piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado.
    Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus ...

  • 9:11

    De maneira que os magos não podiam parar diante de Moisés, por causa da sarna; porque havia sarna em os magos, e em todos os egípcios.

  • Daniel
  • 1:20 

  E em toda a matéria de sabedoria e inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrólogos que havia em todo o seu reino.

e. Quais são algumas das mentiras e estragos que os falsos profetas fazem?

.... (a) Dizem que o profeta de Deus é um falso profeta, louco, ou um diabo:

  • Mateus
  • 11:18,19  

 Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demónio.
    Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores...

.... (b) Dizem que o seu aviso não é para eles, mas algures para o futuro longínquo:

  • Ezequiel
  • 12:27,28 

  Filho do homem, eis que os da casa de Israel dizem: A visão que este vê é para muitos dias, e ele profetiza de tempos que estão longe.
    Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Não será mais diferida nenhuma das minhas palavras: e a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor JEOVÁ.

.... (c) Lisonjeiam o povo com vãs visões de paz:

  • Ezequiel
  • 13:3

   Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram!

  • :9

   E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira ...

  • :10

   ...  visto que andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e um edifica a parede de lodo, e outros a rebocam de cal não adubada   

  • :16

    Os profetas de Israel, que profetizam de Jerusalém, e vêem para ela visão de paz, não havendo paz, diz o Senhor JEOVÁ.

.... (d) Fazem com que o povo acredite em mentiras:

  • Jeremias
  •  29:31

    ... Porquanto Shemaias vos profetizou, e eu não o enviei, e vos fez confiar em mentiras

.... (e) Ensinam ao povo rebelião contra o Senhor:

  • Jeremias
  • 29:32  

 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que visitarei a Shamaias, o neelamita, e a sua descendência; ele não terá ninguém que habite entre este povo, e não verá o bem que hei-de fazer ao meu povo, diz o Senhor, porquanto falou em rebelião contra o Senhor.

Fim de:
Os opositores da palavra

Ir para o início


Todas as imagens  © "The Family International"


 

Versículos do dia


 

Livro de Génesis
Posters
Música

Ouça música enquanto navega!

img_musica.jpg 

Procura
A Palavra é a verdade
APDE_MO_arque_logo.jpg
Que fazer com a Palavra
APDE_condi__es_adversas.jpg
Opositores da Palavra
APDE_fariseus01.jpg
Como entender a P.
APDE_m_o_explica_B.jpg
A importância da P.
APDE_Deus___a_P.jpg
Efeitos da Palavra
Que não fazer com a P.
Untitled1.jpg
Nos últimos dias
APDE_rocha.jpg

 

Contacto

correio.jpg

©2017, BlogTok.com | Plataforma xSite. Tecnologia Nacional